Todos estão à procura do melhor físico possível e de uma saúde mental satisfatória. E se essas duas metas puderem ser conquistadas juntas, seria melhor ainda, não é verdade? Hoje, falaremos sobre 3 tipos de artes marciais que podem desempenhar esse papel!
As artes marciais são uma maneira perfeita de se trabalhar corpo e mente simultaneamente e de forma muito eficaz. Uma vez que você aprende a equilibrar seu corpo, o equilíbrio da mente é uma consequência.
Embora estejam muito em voga no momento, pela popularização dos campeonatos de artes marciais mistas, a verdade é que essas lutas já fazem parte da história da humanidade há muitos séculos e têm trazido inúmeros benefícios para seus praticantes.
A diversidade dos tipos de artes marciais faz com que existam várias possibilidades, que atendem perfis diferentes. Com certeza, existe uma que você irá se adaptar com mais facilidade!
As origens e práticas são muito variadas, mas têm um ponto em comum: todos os tipos de artes marciais deixam seus praticantes muito melhores do que antes, mais concentrados e mais determinados. Pode ter certeza!
Quer conhecer melhor algumas delas e escolher a que mais se encaixa no seu perfil?
Leia também: 5 Dicas para não estragar tudo numa conversa
Conheça os 3 principais tipos de artes marciais
#3 – Judô
O judô é um dos tipos de artes marciais mais difundidas pelo mundo, sendo indicada especialmente para crianças.
Seu nome significa “caminho suave”, e seus objetivos vão muito além de desenvolver apenas a parte física.
O aumento das capacidades mentais e espirituais de forma integrada com a corporal, através de um processo de desenvolvimento de técnicas de defesa pessoal, é a real intenção dessa arte.
O fundador da prática, Jigoro Kano, reuniu a essência de diversos tipos de artes marciais do Oriente e os fundiu em uma técnica única e básica, que continua fazendo a cabeça de muitos adeptos pelo planeta.
No final do século XIX, o judô foi considerado esporte oficial do Japão e introduzido no treinamento oficial da polícia japonesa.
De acordo com o fundador, a vitória na luta deve representar sempre uma evolução espiritual.
Leia também: Ligar ou Mandar Mensagem? Saiba qual surte mais efeito com as mulheres
#2 – Jiu-jitsu
Conhecido como “arte suave”, o jiu-jitsu tem origem no Japão, e é semelhante aos tipos de artes marciais antigos, que também foram berço do judô.
Foi nas mãos da família brasileira Gracie, porém, que a arte realmente se aperfeiçoou. O jiu-jitsu basicamente utiliza técnicas de torções, alavancas e pressão para derrubar e imobilizar o oponente, fazendo com que ele desista do combate.
A intenção é usar a própria força do adversário contra ele mesmo e sempre agir em defesa própria, nunca atacando.
Vale a pena acrescentar que crianças problemáticas e com conflitos de autoestima são o público ideal para a arte, pois ela aumenta a autoconfiança e diminui a agressividade.
Isso quando a técnica é ensinada por um professor que realmente segue a filosofia da família Gracie, é claro.
Leia também: Os Prejuízos da Ejaculação Precoce no Relacionamento
#3 – Karatê
Entre os tipos de artes marciais japonesas, o Karatê ganhou muita popularidade no Brasil em décadas passadas e agora vem recuperando espaço.
Com movimentos diretos e incisivos, seu repertório técnico abrange diversos golpes que vão de socos, chutes, joelhadas e técnicas de projeção até bloqueio e imobilização.
A ênfase varia de estilo para estilo, mas existe um modelo pedagógico típico que é muito interessante e elogiado. O carateca deve desenvolver uma disciplina rigorosa, filosofia e ética, além do progresso físico propriamente dito.
Quanto mais graduado, mais se espera que ele seja um exemplo moral para todos e que se desenvolva espiritualmente na mesma proporção.
Conhecendo melhor esses tipos de artes marciais, já é possível perceber que elas trazem ganhos muito maiores do que somente físicos.
Assim, você evolui mentalmente na mesma medida em que fica mais forte e saudável. Se você se interessou por esses benefícios, procure a academia mais perto de você e inicie naquela que você mais se identificou. Dessa forma, um corpo são e uma mente sã sempre andarão lado a lado!
E você, já praticou os tipos de artes maciais que mencionamos aqui? Tem vontade de começar? Deixe seu comentário e conta pra gente quais são suas experiências e dúvidas relacionadas a essas práticas! 😉