No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre alexitimia. É provável que você nunca tenha ouvido falar sobre o termo, mas sabe bem o que ele significa.
Essa é uma condição que afeta mais os homens do que as mulheres: estima-se que existam dezenas de homens alexitímicos para cada duas mulheres com esse distúrbio.
A alexitimia pode ser um problema grave na vida do homem. Por vezes confundida com apatia ou imaturidade, trata-se de um distúrbio neuropsicológico que torna as relações e todas as experiências rotineiras muito mais rasas e sem emoção.
Em maior e menor grau, todos nós passamos por momentos em que apresentamos essa dificuldade. Quando alguém pergunta como você está e você responde que está tudo bem, mas, no fundo, não sabe definir exatamente o que está sentindo, essa é uma pequena demonstração de como funciona a alexitimia.
Você se sente apático em relação a situações que costumam despertar muita emoção? Você tem grande dificuldade em identificar e expressar seus sentimentos, como se eles não fizessem parte do seu corpo? Acompanhe o artigo e entenda o que é alexitimia.
O que é alexitimia?
O termo teve berço na década de 60. Suas raízes são gregas e significa algo como palavras sem sentimento, ou ausência de sentimentos nas palavras.
Os psiquiatras John Nemiah e Peter Sifneos, durante seus atendimentos, identificaram que alguns pacientes mostravam dificuldades acentuadas para falar sobre suas emoções e sentimentos. Segundo eles, parecia não haver compreensão completa do significado dessas palavras.
A alexitimia é uma disfunção caracterizada pela inabilidade de descrever emoções. Ela afeta o processamento emocional, resultando em incapacidade de exprimir emoções, sob a forma de sentimentos e por intermédio da linguagem.
Em indivíduos que sofrem de alexitimia, é comum identificar uma incapacidade de perceber o outro com uma individualidade própria. Dessa forma, esses indivíduos apresentam empatia reduzida e pouca compreensão com o outro.
Principais características da alexitimia
- Dificuldade de identificar e descrever os sentimentos para outras pessoas;
- processos cognitivos voltados para a utilidade, baseados no concreto e orientado para o exterior;
- pensamento operacional;
- dificuldade em estabelecer laços;
- frequentemente acusados de não terem senso de humor, criatividade e flexibilidade;
- não se sentem atraídos por nenhum tipo de prazer. É comum haver ausência de desejo sexual e impotência;
- processos imaginativos, inventivos e criativos limitados, existindo pouca fantasia;
- dificuldade de distinguir os sentimentos em si das sensações corporais decorrentes da atividade emocional.
Alexitimia é uma doença?
Embora a alexitimia já seja reconhecida como um distúrbio, ela ainda não constitui uma doença diagnosticada, e sim um aspecto clínico normalmente associado à alguma doença ou distúrbio psicológico, como anorexia nervosa ou transtorno de estresse pós traumático.
Ou seja, por si só, ela não configura um transtorno mental, mas trata-se de uma característica de personalidade presente em indivíduos que sofrem certos tipos de transtornos.
A incapacidade de falar sobre os próprios sentimentos, por sua vez, acaba influenciando negativamente os tratamentos psicoterápicos, dificultando a comunicação entre o paciente e o terapeuta.
Como a alexitimia afeta os homens
Traços de alexitimia, em graus moderados, podem ser encontrados na maioria dos homens, uma vez que a socialização masculina é construída em uma base sem diálogo.
É comum enxergarmos traços de medo excessivo em nós mesmos, como medo de ser fraco, medo de ser gay, medo de ser feminino, medo de não ter o desempenho sexual esperado, medo da vulnerabilidade, medo de não ser capaz de prover o sustento e bem estar através do poder e dinheiro.
O resultado dessas pressões constantes são homens pouco desenvolvidos emocionalmente, sufocados e sem liberdade de serem e sentirem aquilo que querem. De certa forma, a alexitimia chega a ser incentivada, já que falar sobre seus sentimentos e se expor pode ser considerado “coisa de mulherzinha”.
Porém, vemos que esse tipo de comportamento é limitador e só atrapalha o seu desenvolvimento pessoal.
É possível ter encontrar um equilíbrio entre suas emoções e o seu lado racional. O programa Efeito Alfa pode te ajudar nisso. Mas calma, que falaremos mais sobre isso adiante.
Existe tratamento para alexitimia?
Tratamentos inteiramente voltados para a alexitimia? Não. Porém, existem algumas técnicas que apresentam resultados positivos no tratamento da disfunção. E claro, todas elas são feitas sem uso de medicamento.
Os tratamentos giram em torno do objetivo de desenvolvimento cognitivo da consciência emocional, fazendo com que o indivíduo seja capaz de identificar e reconhecer os diferentes tipos de emoções. As terapias em grupo são consideradas as mais eficazes para trabalhar com esse tipo de transtorno.
Porém, não é um tratamento que apresenta resultados da noite para o dia. É necessário, também, a realização de um trabalho interno de autoconhecimento.
Acredite cada vez mais no seu potencial!
A parte boa é que nos quesitos autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, nós, do Macho Em Série, podemos te ajudar.
É necessário trabalhar alguns itens fundamentais para sair do lugar comum: não mentir para si mesmo, ser capaz de enxergar suas próprias falhas, saber identificar aquilo que você sabe fazer bem e aquilo que você não sabe, conseguir identificar e superar seus medos e conhecer aquilo que difere um homem beta de um Homem Alfa.
Existe um compilado de métodos e ações que podem tornar qualquer homem medíocre, fechado, que não se conhece e não conhece seu próprio potencial em um Homem Alfa, que tem controle de si mesmo e acredita no próprio taco.
Quando você tem conhecimento do seu potencial, isso reflete em todos os aspectos da sua vida. Incluindo também o sexual.
Você deseja mudar suas atitudes? Deseja ser um homem cada dia melhor, mais corajoso, mais seguro, mais viril? Então, conheça agora mesmo o programa Efeito Alfa e confie nele sua transformação. Deixe que ele te ajude a ser o homem que você sempre quis ser, sem nenhuma limitação.
Clique aqui ou no banner abaixo e seja sua melhor versão!
Deixe um comentário