Quando falamos da relação entre água e emagrecimento, a maioria das pessoas acredita que beber muita água emagrece por que tem relação apenas com a quantidade de espaço que a água ocupa no estômago, mas a realidade é muito mais do que isso.
Especialmente quando falamos de uma pessoa em processo de reeducação alimentar, passa a ser indispensável o aumento do consumo de água para emagrecer.
Resumindo, beber muita água por dia vai te ajudar a emagrecer de forma simples e rápida.
Vamos falar mais sobre as razões pelas quais beber muita água emagrece (mas não do jeito que você espera), quando a água passa de aliado a inimigo, já que mesmo ela precisa ser consumida de forma consciente.
Também falaremos de outras questões importantíssimas para quem precisa de mais saúde e energia para emagrecer e cuidar mais da aparência e funcionalidade do corpo.
Leia também: 5 Dicas para se livrar da gordura abdominal
Como beber muita água emagrece?
É indispensável entender que beber água é algo importantíssimo para o corpo, já que a água é um dos materiais base para a construção de praticamente todos os sistemas do seu corpo.
Seu sangue, suas células, todas as partes do seu corpo possuem uma quantidade razoável de água, e ela é constantemente renovada, para manter a pureza dos processos e ajudar seu corpo a eliminar uma quantidade considerável de impurezas que ele mesmo produz para extrair a energia dos alimentos.
Sendo assim, é importante entender que a atenção colocada sobre a maior ingestão de água está relacionada a uma série de benefícios menores que ela oferece para você, que precisam estar relacionados a uma quantidade de outras atividades para realmente fazerem uma diferença na sua perda de peso.
Em outras palavras, beber muita água por dia vai te ajudar a emagrecer, mas não o suficiente para se tornar o principal motivo para esse cuidado.
As vantagens que você vai ter no seu processo de emagrecimento é muito mais relacionado à diminuição de calorias e o aumento de exercícios, mas o corpo em processo de emagrecimento acaba passando por uma série de mudanças que fazem necessária uma quantidade maior de água.
Quais as evidências científicas do consumo de água e emagrecimento?
O que existe de científico sobre a questão está mais relacionado a o consumo de grandes quantidades de água de uma vez só.
A partir de meio litro de água tomado de uma vez, existe um aumento leve do seu metabolismo para esquentar a água à temperatura corporal.
► Lembrando que geralmente a temperatura da água consumida é de -20 graus (tomar água mais gelada pode ajudar, mas não chega a apresentar uma perda significativa a ponto de ser uma opção melhor).
Além disso, é importante entender que a hidratação não vem apenas da água consumida pura, os alimentos ricos em água, os sucos e outros líquidos que consumimos durante o dia também entram para a conta da quantidade de água que você vai consumir diariamente.
O maior risco de recomendar uma grande quantidade de ingestão de água, e isto é claramente explicado dentre médicos e nutricionistas, é o stress que você pode gerar no sistema que trata esta água dentro do seu corpo.
Problemas nos rins podem começar por este consumo exagerado, fora a quantidade de água que pode ficar retida no seu corpo, causando inchaço e destruindo todo o seu esforço para emagrecer.
Quais são os problemas que você pode ter ao ingerir água em excesso?
Beber muita água emagrece e pode parecer uma boa ideia ingerir uma quantidade maior que o recomendado, e ainda mais com as informações sobre o possível aumento de metabolismo por meio do consumo de uma quantidade mais maciça de água de uma vez.
Por outro lado, é importante que você também conheça os problemas que o excesso de água pode causar nas pessoas:
-
Hiponatremia:
também chamada de intoxicação por água, a hiponatremia é um quadro causado por excesso de consumo de água. Esta intoxicação causa tonturas, problemas cerebrais e pode levar à morte, se não identificada a tempo. É um mal comum entre atletas de corridas de longa duração que não respeitam a sede como termômetro principal para o consumo de água;
-
Problemas de rins:
os problemas que os rins podem enfrentar por excesso de água podem fazer com que qualquer intenção de emagrecer e ter uma saúde melhor vá totalmente pelo ralo, já que a questão é mais manter a sua saúde e as possibilidades do seu corpo do que chegar a um estado estético que o seu biótipo não permite.
Leia também: Saiba o que comer de pré e pós-treino para ganhar massa muscular
Afinal, quanto de água é ideal ingerir para emagrecer?
Uma das regras mais interessantes sobre o consumo de água pode parecer tolice, mas beber quando tiver sede é ainda a melhor medida que você pode ter.
Beber muita água emagrece se a quantidade for maior? A resposta é não.
Ainda assim, é importante você ter em mente as informações discutidas aqui, como a quantidade de vantagens que uma hidratação adequada pode oferecer para você, com todas as suas vantagens e cuidados que você precisa tomar, especialmente se você começar a se exercitar.
Lembre-se, especialmente de se hidratar quando estiver frio também substituindo saladas e outros pratos ricos em agua do verão por sopas e caldos, que são extremamente nutritivos e saudáveis, e dão uma excelente possibilidade para você, que precisa cortar calorias e ter uma excelente refeição em dias frios, especialmente para a noite.
Leia também: 6 formas de surpreender uma mulher em um encontro
Beber muita emagrece, mas é preciso ponderar
Finalmente, é indispensável que você tenha em mente que estas informações não substituem um profissional na área.
Oferecemos os primeiros passos para que você tentar, por conta própria, emagrecer e aumentar a sua saúde e qualidade de vida, mas infelizmente nem todos são capazes de mudar seus hábitos sem ajuda.
Por isso mesmo, não perca a chance de ir até um nutricionista e conversar sobre as suas dificuldades e problemas de alimentação, já que ele pode identificar alguma dificuldade física, da qual você não saberia de nenhuma outra maneira e ainda indicar tratamento psicológico para quando nem todas as suas questões são puramente físicas.
Continue conosco e aprenda mais sobre saúde, perda de peso e muito mais. Inclusive se você quer descobrir como aumentar a massa muscular, baixe nosso e-book sobre Testosterona e saiba como conciliar alimentação, exercícios e hidratação para definir mais rápido o corpo.
3 Formas Práticas e Naturais para Bombar a Produção do Hormônio