Ao contrário do que se pensa, uma alimentação saudável não necessariamente tem a ver com dieta. Fazer refeições balanceadas e comer bem é uma necessidade de todos os seres humanos. Nosso corpo precisa de todas as vitaminas e nutrientes para funcionar de forma regulada, e a principal forma de fazer isso é através da alimentação.
Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com alimentação saudável tem menor probabilidade de desenvolver doenças como obesidade, anemia, diabetes, hipertensão e até mesmo câncer.
E nem é tão difícil assim comer bem, o segredo está no hábito e na informação. Uma alimentação balanceada não é restritiva, muito pelo contrário: quanto maior a variedade no prato, melhor.
Uma coisa importante que devemos nos atentar é sobre a origem dos alimentos que consumimos, apesar de nem sempre ser fácil. A falta de tempo e correria do dia-a-dia acaba nos levando aos fast foods e lanches processados. Geralmente, esses alimentos são cheios de corantes e conservantes, que são difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo.
É por causa disso que o Ministério da Saúde faz um alerta e busca maneiras de conscientizar a população sobre a importância de ter uma alimentação saudável.
Ao longo da história os alimentos foram fonte de tratamento e prevenção de doenças. Ou seja, uma alimentação saudável faz bem ao corpo e também para a mente. Veja o que um cardápio variado e inclusivo pode fazer por você:
- Controle do peso;
- Aumento da disposição;
- Melhora do humor;
- Prevenção de doenças;
- Fortalecimento dos ossos;
- Regulação do organismo;
- Melhora do sono.
Então, para ajudar nossos leitores que se preocupam com a saúde e o bem-estar, preparamos algumas dicas de como ter uma alimentação mais saudável e assim garantir uma melhor qualidade de vida.
Suplementos alimentares
O maior obstáculo de uma alimentação saudável está na correria. Para garantir uma alimentação rica com todos os nutrientes e vitaminas, o ideal é cozinhar a própria comida, além de variar constantemente o cardápio. Somente assim seria possível garantir a origem dos alimentos e a qualidade no preparo.
Mas sabemos que essa não é uma possibilidade para todos. Nem sempre temos tempo e disposição para criar pratos variados e ficar preparando marmitas.
Fazer as refeições fora de casa pode fazer com que faltem nutrientes no prato. Isso acontece porque não existe uma grande variedade de opções nos restaurantes, e os que oferecem comidas orgânicas e saudáveis acabam sendo mais caros. Nisso, acabamos caindo no arroz e feijão de todo o dia.
Não que essa seja uma refeição pouco nutritiva, mas ela não contém todos as vitaminas e minerais que o corpo precisa. Da mesma forma que se você come salada de alface e tomate todos os dias, também vai faltar alguma coisa aí.
Logo, a variedade de alimentos que consumimos precisa ser grande para garantir que a nada falte para nosso corpo.
Uma forma eficaz de garantir todas as necessidades nutricionais é aliar alimentação saudável a suplementos naturais, como o BullCaps, por exemplo. Em sua composição você encontra Vitamina A, Vitaminas do complexo B, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Ácido Fólico, cromo, selênio, cobre, manganês, zinco, ferro, iodo, magnésio e fósforo.
Todas essas vitaminas e minerais são importantes para o corpo pois ajudam a dar mais disposição e energia, regulam os níveis hormonais, melhoram o desempenho e a performance atlética, promovem a longevidade e colaboram para a boa saúde sexual.
E a maior vantagem dos suplementos naturais é que eles não possuem contraindicações ou efeitos colaterais negativos. Clique aqui e acesse o site do fabricante para saber mais.
Como ter uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável é importante não só para a saúde física, mas também para a nossa saúde mental. Existem muitos casos de depressão associada à falta de nutrientes e vitaminas, por exemplo.
Mas como falamos, se alimentar bem é uma questão de hábito. Pequenas mudanças podem te ajudar a ter uma alimentação saudável e assim garantir mais saúde e uma melhor qualidade de vida.
Veja agora algumas dicas para ter uma alimentação mais saudável:
#Não pule refeições
Se você pula refeições e deixa a fome acumular, pode acabar comendo mais do que devia (e precisa). Isso também faz com que você coma qualquer coisa, sem se preocupar com a qualidade do que está ingerindo. Então, acaba optando por alimentos industrializados, que geralmente estão prontos para serem consumidos.
Esse é um dos hábitos alimentares mais terríveis. Alimentos processados ao invés de te darem energia, acabam sugando ela toda. Devido a grande quantidade de corantes e conservantes, fica muito difícil para seu estômago digeri-los.
O ideal é fazer quatro ou cinco refeições ao dia: café da manhã, lanche (esse é opcional), almoço, café da tarde e janta. As refeições devem ser balanceadas e as calorias devem ser divididas de acordo com a necessidade. Por exemplo, deixe para comer mais calorias no café da manhã e no almoço, pois seu organismo terá mais tempo de processá-las. Já o lanche da tarde e a janta devem ser leves, com mais proteínas e verduras e pouco carboidrato.
Não se esqueça de acrescentar frutas nos seus lanches. Além de ajudar a diminuir a vontade de doces, as fibras fazem com que seu intestino funcione melhor.
#Evite gorduras desnecessárias
Salgadinhos, chips, frituras e doces tem altos níveis de LDL, que é o colesterol ruim. Quando ingerido em excesso, pode causar o entupimento das artérias e veias, atrapalhando a circulação sanguínea e causando aterosclerose.
Para garantir uma alimentação saudável dê preferência a carnes magras, como frango e peixes, e evite as frituras.
#Saboreie sua refeição
O horário de almoço deve ser do almoço e nada mais. Evite comer quando estiver realizando outras tarefas. Ao invés disso, procure apreciar a sua refeição
Muitas vezes não damos a devida importância para o momento da refeição. E esse é um erro gravíssimo porque comer com pressa além de fazer a comida cair mal no estômago, pode fazer com que a gente coma mais do que o necessário.
Ao comer, nossos sentidos (paladar, olfato, visão e tato) são aguçados e trabalham em conjunto para que o organismo fique mais relaxado e o processo de digestão seja mais eficiente.
Tudo isso ajuda para que o organismo absorva os nutrientes dos alimentos e tenha melhor aproveitamento dos benefícios.
#Beba mais água
Beber água também faz parte de uma alimentação saudável. A água estimula o sistema gastrointestinal, ajuda a controlar a circulação sanguínea, transporta os nutrientes e contribui para todos os processos químicos do organismo.
Além disso, nosso corpo perde água com muita facilidade, então…
Para saber a quantidade ideal de água que você deve ingerir por dia, fizemos uma tabelinha:
Assim como muito na nossa vida, beber água é um hábito. Se você precisar de ajuda, existem alguns aplicativos que pode te auxiliar nessa tarefa.
#Consuma mais frutas e legumes
Frutas e legumes são riquíssimos em vitaminas e podem ajudar a prevenir vários tipos de doenças. Frutas como melancia e melão, por exemplo, ajudam a saciar a fome e têm um alto valor energético.
Portanto, use e abuse das frutas e dos legumes para colorir o seu prato. Quanto mais colorido, melhor, é o que recomendam os nutricionistas.
Uma alimentação saudável só traz benefícios para a saúde, faça o teste. Experimente seguir essas dicas e em seguida conte para a gente como a sua vida melhorou.
Um abraço e até a próxima.