Ícone do site Macho Em Série

O que você conhece sobre o hormônio testosterona? Conheça os mitos e verdades!

Se você ainda acha que o hormônio testosterona é exclusividade do Vin Diesel e outros fortões das telonas, está muito enganado.

Além de desenvolver a virilidade masculina – deixando você veloz, furioso, barbado e cheio de músculos – esse hormônio é responsável pela regulação da libido e do bem-estar.

Ou seja, a testosterona está mais presente no seu dia a dia do que imaginava, seja te injetando ânimo pra levantar da cama e encarar uma segundona braba ou te dando (muita) disposição para enfrentar a TPM da namorada. Que tal conhecer agora alguns mitos e verdades sobre o chamado TST?

Só o Homem tem o Hormônio Testosterona?

Mito! Da próxima vez em que enrolar sua namorada, pense nisso quando estiver prestes a tomar um forte tapa na orelha: as mulheres apresentam, sim, testosterona livre no sangue, ainda que em quantidade quase trinta vezes menor que o homem.

Apesar do TST ser conhecido como hormônio sexual masculino, ele também tem grande utilidade para o controle do desejo sexual feminino e do aumento da massa muscular das saradonas.

Leia também: 3 Atitudes que te tornam um macho alfa

Disfunção Erétil tem a ver com a baixa do Hormônio Testosterona?

Verdade! Agora você tem uma boa desculpa para explicar o fiasco da noite passada!

Se por acaso falhou justo na hora H, pode não ser em função de ansiedade ou inexperiência, mas por causa da deficiência de testosterona no organismo.

Níveis baixos do hormônio podem fatalmente interferir no interesse sexual, transformando-se em falta de libido e, por fim, resultando na temida brochada.

Se for esse o seu caso, procure logo um endocrinologista e experimente melhores performances na cama.

Queda do Hormônio Testosterona só ocorre depois dos 40?

Mito! Apesar de estudos científicos comprovarem a queda de mais ou menos 1% do nível de testosterona no corpo do homem a partir dos 40 anos – como se fosse uma espécie de “menopausa” – há inúmeros casos de jovens, aparentemente saudáveis, que apresentam baixa no hormônio.

Níveis reduzidos de TST na rapaziada devem ser devidamente diagnosticados por um endocrinologista, que identificará a causa e prescreverá a medicação adequada.

Leia também: 4 Erros Fatais ao Conversar com uma Mulher por WhatsApp

Injetar Testosterona sintética pode causar Câncer?

Depende. Embora não haja consenso sobre a questão, fato é que muitas pesquisas apontam a relação entre reposição hormonal e alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

Por isso, a aplicação de compostos como Nebido deve ser prescrita e acompanhada pelo médico especialista.

Em busca de corpos esculturais, muitos atletas chegam a falsificar receitas para fazer uso indiscriminado de testosterona sintética, o que, além de ser crime, pode ter outras graves consequências para a saúde, como a infertilidade.

Agora que você tem uma melhor dimensão de como a testosterona é capaz de influenciar na sua qualidade de vida, não deixe de procurar a orientação de um especialista caso apresente alguns dos sintomas da deficiência do hormônio, como falta de vigor e apetite sexual, desânimo, memória fraca e músculos flácidos.

Tem mais alguma dúvida sobre o efeito da testosterona sobre o corpo? Qual? Conta pra nós e nos ajude a enriquecer esse post!